Sobre o Blog das Independências   

Como sabe, neste ano o tema da independência ganhará grande evidência por conta do bicentenário do 7 de setembro de 1822, data consagrada popularmente e mesmo na historiografia como o marco de separação entre Portugal e sua colônia na América. 

Por conta disso, a Associação Nacional de História, em parceria com a revista Almanack e com a Sociedade de Estudo do Oitocentos resolveu criar o Blog das Independências https://bicentenario2022.com.br/ como forma de garantir que historiadores tenham voz no debate público que se fará a este respeito, sobretudo em um período em que o governo federal associa toda e qualquer pauta nacional às demandas conservadoras, valendo-se de toda a sorte de negacionismos e falsificações históricas. 

De fevereiro a setembro de 2022, em todas as semanas o leitor encontrará nesse site um texto sobre a independência escrito por um grande especialista, mas dedicado ao público geral. Serão textos curtos – com duas páginas – escrito em linguagem simples, buscando oferecer a um público amplo uma reflexão sofisticada, mas acessível a leitores pouco familiarizados com o debate acadêmico. 

Como isso, esperamos contribuir para qualificar o debate público sobre o tema da independência do Brasil.   

Acesse também nossas publicações diretamente nos links dos textos ou pelo índice!

 2,075 Total de visitas:,  1 Visitas hoje:

guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Fleury Tavares de Lima
Fleury Tavares de Lima
1 ano atrás

Li sobre a belíssima iniciativa no Estadão e quero acompanhar. Sem conhecer a nossa história seremos um país de manadas de indigentes mentais manipuláveis estimulados pela violência e agressividade que não sabe lidar com o contraditório. Nem tampouco ter consciência da importância do respeito aos direitos humanos e a cidadania. Abs e vida longa ao Blog das Independências